Projeto ‘Câmara Mirim é apresentado aos vereadores de Itaquiraí

0
340

Uma parceria inédita da Câmara Municipal e da Escola Estadual Prof. José Juarez R. de Oliveira foi firmada na noite de segunda feira (28), horas antes da Sessão Ordinária da referida Casa de Leis.

O diretor adjunto da Unidade escolar, Carlos Marcelo Pupo, juntamente com a professora Kelly Cristina e o professor Carlos Martins, onde foram expor o projeto para apreciação de todos os vereadores para o ano letivo de 2020. O projeto em pauta foi a Câmara Mirim, Projeto este que é desenvolvido em outros municípios do Estado e de âmbito Nacional.
A proposta em discussão foi acolhida por todos os vereadores por unanimidade. A escola JJ é uma grande incentivadora de projetos inovadores que contemplem uma aprendizagem voltada ao protagonismo estudantil.

O projeto é voltado para alunos do Ensino Médio. O objetivo é dar a oportunidade de os jovens experienciarem o processo legislativo, participando de palestras e de reuniões para debater problemas da comunidade escolar e da cidade, e decidir sobre possíveis soluções.

O processo de escolha dos vereadores mirins é realizado pela Justiça Eleitoral (JE). Os estudantes participam de todas as etapas do processo eleitoral: recebem títulos de eleitor fictícios, filiam-se a partidos políticos, também fictícios, e participam de convenção partidária para a escolha do representante da sigla, além de elaborarem suas propostas e realizarem campanhas eleitorais na instituição de ensino. A JE também promove treinamento para os professores e diretores, assim como para os alunos que serão mesários no dia da eleição, quando os participantes votarão em urnas eletrônicas. Ao todo, serão eleitos 19 vereadores mirins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui