Famílias assentadas da Reforma Agrária são beneficiadas com créditos do Fomento Mulher

Famílias assentadas da Reforma Agrária, do Assentamento Santo Antônio, do município de Itaquiraí, assinaram, junto a equipe da sala da cidadania e Agraer nos dias 13, 14 e 15, na comunidade Nossa Senhora das Graças e comunidade Santa Rita contratos do Crédito Fomento Mulher totalizando mais de 650 mil reais, os projetos foram elaborados pelo técnicos da Sala da Cidadania e Agraer.

O Crédito Fomento Mulher integra o convênio para o desenvolvimento dos projetos de Assentamento da Reforma Agrária no Estado do Mato Grosso do Sul firmado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o Governo do Estado.

Por meio deste projeto, hoje mais de 130 famílias assentadas pela Reforma Agrária no MS estão sendo beneficiadas pelo Fomento Mulher e, posteriormente, por Créditos Fomento.

O Crédito Fomento Mulher consistem no fornecimento de recursos financeiros sob a forma de concessão de crédito aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), visando assegurar os meios necessários para o desenvolvimento inicial das atividades rurais e a recuperação dos Projetos de Assentamento de Reforma Agrária no MS.

A vereadora Ariadne Gheller, destacou suas expectativas para execução dos recursos do fomento: “Este fomento chegou na hora certa. Irá nos ajudar a melhorar a produção, que garante o sustento das famílias assentadas” destacou a vereadora.

Para a vereadora, “com a experiência do fomento, as mulheres estarão mais preparadas para desenvolver projetos futuros. Esperamos que estes recursos aumentem sua renda, sua capacidade de olhar possibilidades e oportunidades de comercializar, de produzir e de cuidar do lote. É um recurso, que na parceria firmada com o Incra, muito importante pois, além de valorizar a agricultura familiar, possibilita o empoderamento da mulher”.

Para o vereador Valdinei Gubert, que acompanhou a vereadora, “A intenção é de que as famílias possam trabalhar com segurança, acessando os créditos e as políticas públicas as quais têm direito”, pontua o vereador.

Este recurso será aplicado pelas mulheres em projetos de hortifruti, suinocultura, avicultura, piscicultura e outros e isso possibilitará as beneficiárias colocar planos em prática e contribuir com o incremento de renda familiar