Câmara Municipal de Itaquirai Recebe Apresentação do Programa de Apadrinhamento Afetivo

Mais Lidas

Na manhã desta segunda-feira, durante a sessão da Câmara Municipal de Itaquirai, os vereadores receberam uma equipe da Assistência Social do município. O encontro teve como objetivo apresentar o Programa de Apadrinhamento Afetivo, uma iniciativa que busca fortalecer os laços afetivos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

O Programa de Apadrinhamento Afetivo em Itaquirai é regulamentado pela Lei Municipal nº 774, de 04 de julho de 2023, e está de acordo com o artigo 19-B da Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Seu principal propósito é proporcionar às crianças e adolescentes em acolhimento a oportunidade de construir e manter vínculos afetivos com famílias fora desse ambiente, recebendo atenção individualizada, orientação e apoio. Isso amplia suas chances de convivência social e comunitária saudável.

Para ser um padrinho ou madrinha, os interessados devem atender a critérios específicos, incluindo ser maior de 18 anos, com uma diferença de idade de pelo menos 16 anos em relação à criança ou adolescente. Além disso, não devem estar inscritos nos cadastros de adoção, devem residir no município de Itaquirai, não ter sido destituídos ou suspensos do poder familiar e não possuir antecedentes criminais de nenhuma natureza.

O Programa de Apadrinhamento Afetivo ofere diversas modalidades de apadrinhamento, incluindo o Apadrinhamento Afetivo, que consiste em dar atenção e carinho às crianças e adolescentes acolhidos, promovendo uma convivência familiar e social saudável. Há também o Apadrinhamento Material, Prestador de Serviço, Cultural e Integral, cada um com suas particularidades.

Famílias interessadas em participar do programa podem fazer suas inscrições na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Carmom Barbosa Pupo, 1479, Centro, Itaquirai-MS. O Apadrinhamento Afetivo, ao construir e manter vínculos afetivos estáveis com as crianças e adolescentes, proporciona um sentimento reparador, trazido pelo carinho e pelo cuidado, oferecendo a oportunidade de convivência familiar e participação ativa na comunidade. O programa representa um importante passo em direção a um futuro mais inclusivo e acolhedor para essas jovens vidas.As famílias interessadas em participar do programa podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Carmom Barbosa Pupo, 1479, Centro, Itaquirai-MS, ou entrar em contato pelo telefone (67) 3476-1332.

O Apadrinhamento Afetivo é uma maneira significativa de promover vínculos sólidos e oferecer oportunidades de convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Os padrinhos e madrinhas, ao construírem esses laços afetivos estáveis, proporcionam um sentimento reparador por meio do carinho e do cuidado, oferecendo a oportunidade de convivência familiar e participação ativa na comunidade. O programa representa uma valiosa iniciativa para a construção de um futuro mais acolhedor e inclusivo para essas jovens vidas.

Evaldo Sergio

Últimas

Presidente da Câmara de Itaquirai e Vereadores Recebem Presidente do SIMSEMI e Procurador Jurídico da Prefeitura para Entrega de Projetos.

Na manhã desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Itaquirai recebeu o presidente do Sindicato Único dos Servidores Municipais...

Mais notícias da Câmara